Plus Codes e Turismo

quinta, 28 de janeiro de 2021

PLUS CODES FACILITAM A LOCALIZAÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS DE BELTRÃO

PLUS CODES FACILITAM A LOCALIZAÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS DE BELTRÃO

Uma nova ferramenta tecnológica começa a ser utilizada em Francisco Beltrão para fomentar o setor de turismo, especialmente o turismo rural. Trata-se do PLUS CODES, que são códigos alfanuméricos de 6 algarismos combinados que formam um sistema de localização bastante eficaz e útil.
O endereçamento de lugares é importante por vários motivos, caso da necessidade de serviços de emergência, endereçamento postal e localização de lugares, principalmente em áreas rurais que não possuam um endereço formal (como nome de rua e número, por exemplo).
Diante disso, a secretaria municipal de Planejamento da Prefeitura de Francisco Beltrão, por iniciativa do secretário Alexandre Pecoits, viu a possibilidade de utilizar essa tecnologia para facilitar a localização de alguns pontos turísticos, principalmente aqueles localizados em áreas rurais do município.
Esse endereçamento pelo uso dos Plus Codes facilitará o acesso dos turistas e visitantes até as localidades de turismo. Para isso é necessário apenas que o código da propriedade que se deseja visitar seja inserido em um aplicativo de navegação tipo “Google Maps” ou “Waze” e a rota de direcionamento será traçada.
                                                              Lançamento
              O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quinta-feira (28), quando o prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito Antonio Pedron fizeram a entrega do primeiro PLUS CODES para Nadir Graciani, da Cantina Graciani, presidente da Associação Caminhos do Marrecas de Turismo Rural. A iniciativa também ganhou o apoio oficial da Associação Empresarial e das agências de turismo do município.
            “Esse projeto avançou de forma rápida. O turismo precisa ser alavancado e esse tipo de iniciativa é uma das ações que contribui nesse sentido”, relata o prefeito Cleber. O secretário Alexandre Pecoits falou sobre a importância de mapear as comunidades rurais. “Essa codificação universal de localização é importante não só para o turismo, mas também para a área de segurança, para as empresas que fazem entregas no interior do município enfim, para todos os segmentos da sociedade”, explicou.
            O ato de lançamento contou com as seguintes presenças: prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron; empresário Tarsizio Bonetti, presidente da Associação Empresarial; Joares Ribeiro, secretário o executivo da entidade; secretários municipais Alaércio Corazza (Chefe de Gabinete); Alexandre Pecoits (Planejamento) e Antonio Carlos Bonetti (Administração e Representante da IGR Vales do Iguaçu); Mari Fiorentin (coordenadora do Núcleo das Agências de Viagens da ACEFB); Janaina Melati (coordenadora de turismo do município); Ana Carboni (da secretaria de Planejamento) e Nadir Graciani (Presidente da Associação Caminhos do Marrecas).

Fonte: Assesoria
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997