Prefeitos apresentam ao govern

quarta, 11 de dezembro de 2019

Prefeitos apresentam ao governador proposta para o Aeroporto Regional do Sudoeste

A proposta para a construção do Aeroporto Regional do Sudoeste do Paraná foi apresentada ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. A proposta foi apresentada por uma comissão de prefeitos ligada à Associação dos Municípios do Sudoeste do PR (Amsop) e lideranças do setor produtivo.


O prefeito e presidente da Amsop, Mauro Cenci, e o vice-prefeito de Beltrão, Antonio Pedron, expuseram um histórico da proposta, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e o deputado Nelsi Maria Vermelho.


Em síntese, as lideranças expuseram ao governo que o Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) elaborou um estudo prévio e definiu uma área escolhida para a construção do aeroporto.


A área, que precisa ser desapropriada, fica no município de Renascença.


Esse estudo foi bancado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal. O passo seguinte é a assinatura de um convênio entre a SAC e o Governo do Paraná para a elaboração dos projetos executivos do Aeroporto Regional.


Conforme as lideranças, a SAC se dispõe a pagar os estudos, que estão orçados em torno de R$ 2,5 milhões.


Outro passo a ser dado é pela Prefeitura de Renascença, que precisa declarar a área escolhida para a futuro aeroporto como de “interesse público”, e depois tem de ocorrer a desapropriação — que a comitiva deseja que seja patrocinada pelo Governo do Estado.


A proposta apresentada ao governo visa construir um aeroporto de cargas, abrangendo empresas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e também de transporte de passageiros.

A audiência no Palácio Iguaçu foi bem concorrida. Estiveram com o governador e o secretário estadual Sandro Alex o prefeito Mauro Cenci (PV, Saudade do Iguaçu), presidente da Amsop, Antonio Pedron (PSC), vice-ptefeito de Francisco Beltrao e coordenador da proposta do Aeroporto Regional do Sudoeste, prefeitos Milton Andreolli (PSDB, Realeza), Lessir Bortoli (PSC, Renascença), Raul Isotton (MDB, Dois Vizinhos), Maurício Baú (Cidadania, Salto do Lontra) e Cleber Fontana (PSDB, de Francisco Beltrão).


Os presidentes Tarsízio Bonetti (Acefb), Edilberto Minski (Acedv), João Manoel Rios (Condef) e Alzimiro Thomé (Sistema Cresol), Biratam Evangelista Ferreira, representante da Sociedade Rural Vale do Iguaçu (Dois Vizinhos) e os diretores da Amsop, Beto Arisi e José Kresteniuk.


Deputados estaduais Nelson Luersen (PDT), Wilmar Reichembach (PSC) e Ademar Traiano (PSDB) e os federais Nelsi Maria Vermelho (PSD) e Toninho Wandscher (Pros), coordenador da bancada em Brasília, e Flores Pilarski, representante da deputada Leandra Dal Ponte (PV).


Fonte: jb
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997